A Dislexia é definida frequentemente como um
distúrbio na capacidade de ler. Todavia, o diagnóstico da dislexia não é tão
simples como pode parecer. Para além de o termo ser usado incorretamente, ele é
também muitas vezes utilizado em excesso.
Em traços gerais, a dislexia traduz-se
numa dificuldade recorrente em processar a informação fonológica
(identificação, articulação e uso dos diferentes sons da língua).
Os padrões de dislexia típicos envolvem:
- Inversão de letras na leitura e na
escrita;
- Omissão de palavras na leitura e na
escrita;
- Dificuldade em converter letras em
sons e em palavras;
- Dificuldade em usar sons para criar
palavras;
- Dificuldade em recuperar da memória
sons e letras;
- Dificuldade em aprender o significado,
a partir de letras e de sons.
A dislexia só poderá ser diagnosticada a
uma criança quando estes padrões típicos ocorrerem de forma consistente e
recorrente.
Núcleo de
Formação do Centro BSAG
Referência Bibliográfica:
HENNIGH, K. A.
(2003). “Compreender a Dislexia. Um guia para pais e professores”. Porto: Porto
Editora.

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